Medicina Preventiva de Cães e Gatos

 

Medicina Preventiva de Cães e Gatos certamente se torna indispensável para a saúde do seu pet.

Trata-se de um conjunto de estratégias efetivas.


Uma das primeiras coisas que certamente devemos considerar na hora da adoção/nascimento do animal, é a manutenção de sua saúde e bem-estar.

 

Os principais objetivos deste ato é realizar o rastreamento e tratamento antecipado de doenças possíveis associadas a espécie e a raça.

 

Proteção contra doenças infecciosas ou contagiosas e contra parasitas internos e externos, como também promover a redução de danos que podem ser causados por doenças mais graves.

 

Tal rastreamento e cuidado deve ser feito desde o momento de adoção/nascimento do animal, sendo acompanhado para o resto de sua vida.

 

Seja quanto a nutrição, higiene oral, comportamento ou reprodução de cada fase de sua vida, em qualquer idade. Através de rotinas da casa, alimentação, escovação, vacinação, prevenção de obesidade, banhos, vermifugação, atividade física, exames, educação, comportamento, nutrição etc., pois a prevenção não é feita apenas através de medicamentos.

 

É aconselhável ter um veterinário de confiança que o acompanhe e saiba seu histórico de doenças por toda sua vida e que dê dicas de prevenção.

 

 

Saiba como você pode prevenir seu animal de estimação de ter doenças com ajuda da Medicina Preventiva Veterinária.

 

Assim como nós, os animais também devem passar em um médico veterinário de forma regular para sempre fazer avaliações.

 

O grande problema de muitos donos é levarem seu bichinho de estimação a uma clínica veterinária apenas quando ficam doentes. Mas é importante que isso não só ocorra em casos de emergência, quando o animal já não está bem.

 

A expectativa de vida dos animais vem aumentando a cada ano, semelhante ao que anda acontecendo com a expectativa de vida humana, isto por conta dos avanços da medicina nos dois casos.

 

Essa grande melhoria na qualidade de vida evoluiu nos últimos anos por conta das melhorias dos tratamentos médicos instituídos, a familiar também.

 

 

Bom, sendo assim a pergunta é: Você realiza medicina preventiva no seu animal?

 

Segundo a Dra Regina Pivato da Animal Racional, o bem estar do seu bichinho de estimação vai muito além das vacinas ou só cuidar dele quando ele está doente, são necessários, e muito importantes, a realização de checkups periódicos, para ter em mãos os parâmetros normais e anormais, consequente ao aparecimento e diagnóstico precoce de uma enfermidade.

Esse checkup, por exemplo, passa a ser anual a partir dos 6-7 anos de idade do bichinho, que é a idade em um animal entra na “Terceira idade”.

 

 

Medicina Preventiva

 

Muitos donos ao se depararem com algum comportamento estranho de seu animal de estimação costumam leva-lo até uma clínica veterinária, o que já é muito bom e imprescindível. No entanto, em alguns casos, o bichinho já sofre com algum problema de saúde há tempos, sem manifestação clínica e sendo assim, o dono dele não percebe, não vê.

 

O importante é saber a informação de quando o quadro clínico do animal começou isto vai além de simplesmente ele ser avaliado e diagnosticado.

 

O segundo ponto muito importante na medicina preventiva veterinária é ter o conhecimento se existe algumas alterações nos exames realizados. 

 

É importante que o médico veterinário faça exames no animal que chega até a clínica. Assim é possível concluir com mais precisão o estado de saúde do animal, e se por acaso ele tiver exames anteriores, serão comparativos de evolução.

 

Sempre que for fazer uma consulta médica, leve todos os exames, isso vai ajudar o veterinário a entender todo o quadro clínico do animal. Essas informações serão incluídas no sistema e sempre que for preciso, serão consultadas. 

 

Qualquer aspecto diferente do exame anterior para o atual é considerado como anormal pelo médico veterinário.

 

O conceito de referência individual para cada animal é de extrema importância, pois os exames em geral levam em consideração ao valor da média da população e todos os animais. As vezes acabam ficando fora dela, mas isto não quer dizer que eles estejam doentes.

 

 

Prevenção


Fazer as avaliações a cada 6 meses se ele for uma animal sadio. Desta forma a prevenção da saúde do bichinho fica em dia.

 

Consulte o veterinário, porque o período do checkups no animal varia de acordo com a idade dele. A partir do 6-7 anos os intervalos são menores e se ele apresentou algo diferente durante sua vida, também deve ser avaliado com maior frequência.

 

A prevenção veterinária é a melhor opção para trazer benefícios positivos para os animais domésticos, e com isso prolongar a vida deles para que eles possam viver mais ao seu lado.

 

 

Prevenção desde cedo

 

É necessário começar a fazer a prevenção em seu animal desde cedo, leve seu cão ou gato para sua primeira consulta ao veterinário por volta das 4 a 6 semanas de vida. É o momento que seu animal começa a apresentar a autonomia necessária para sobreviver sem o ajuda materna.

 

Assim que o animal tem suas primeiras semanas de vida, o exame físico completo precisa ser realizado por um profissional, avaliando o estado de saúde inicial do bichinho.

 

É importante saber que a medicina preventiva pode ser aplicada no animal a partir dos primeiros dias de vida.

 

Para agendar uma consulta ligue ou chame no WhatsApp 112532-3374